21 de dezembro de 2006

estado de (sem) alma


Minha alma: volta!
Sê minha outra vez, sinto-te falta. Destrói as teias de papel que eu deixei abandonadas em teu lugar, recorta as núvens acesas a verde que eu plantei no jardim que era teu, limpa as prateleiras de incenso que a cruz do teu peito se esqueceu de levar quando partiu... Minha alma, vê-me outra vez como um candelabro numa rua de calceta, vê-me como um falar de cor dos versos que me trazem nua para casa. Minha alma, sê-me outra vez, traz-te de volta na linha do combóio em que me sento, banco azul em que me deito, viagem branca em que me trago e devolvo ao que é meu e sempre foi...
E se eu vir as estrelas eu prometo que corro, prometo que fujo, prometo que vou atrás daquelas causas roxas que me penduram nos cometas e nas cinturas, tal asteróide de Marte, que solta um suspiro quando quer ser árvore branda num pomar de maçãs. E se voltares eu juro, juro que sou outra vez como antes, juro que continuo a roer as unhas e a rir alto, tal menina desajeitada, como os vícios que sempre tiveste em mim...
Agora, estado sem alma, sai. Vai-te, impossível suspiro de prata, quero ser-me em celeste laranja de vidro, quero redoma de ar pendente em volta dos meus laços vivos, quero-me num caixão de folhas secas, pendente nos ombros fracos de quem não me sabe segurar, quero-me outra vez reflectida nos olhos, ainda que branca e fria, de quem me aqueceu as mãos durante sempre...
E se não voltares, alma, prometo que morro, prometo que escuto, que esvaio... Prometo...

imagem: Petals - Kelly Sinkiewicz

21 comentários:

rafaela disse...

Bom dia a todos,
queria tirar agora um tempinho do vosso dia para vos desejar boas festas e vos deixar umas palavras...

Queria aproveitar para agradecer por estarem sempre comigo durante este pouco tempo em que vivi mais vida do que nunca. Está agora a fazer pouco mais de um ano que comecei a construir este blog. Nem sempre as palavras saem, é verdade, nem sempre as que nascem colho a tempo, antes que se percam no tempo, nem sempre consigo lembrar as coisas que queria, nem sempre fui tão boa quanto pensava, cometi erros, dei passos em falso, chorei, sequei as lágrimas e ergui a cabeça, vi a vida mudar, a paisagem da minha janela mudar, vi as estrelas de ângulos diferentes...

Mas sei que cresci, e cresço a cada dia, e aprendo, todos os dias aprendo coisas novas, com vocês e comigo mesma, novas artes e engenhos que me ajudam a viver a vida com mais daquilo que sou...

Obrigada por me verem a crescer, por me ajudarem a amadurecer cada palavra antes de a deitar para fora, por me corrigirem e apoiarem...

Voces são a minha melhor prenda deste Natal... =)

Beijos para todos,

FELIZ NATAL

e que comam muitos doces =)

Anónimo disse...

Bom Natal linda!
A tua presença, as tuas palavras foram sem duvida úteis, revigoradas para a malta da blogosfera (pelo menos para mim foram)!
Bom Natal e boas festas dear!
Que a paz e o amor de espírito esteja contigo e tua família!
**

rafaela disse...

Ainda bem, Fontez... ainda bem...


um kiss e um xi...
um Natal com muito amor para ti...

Anónimo disse...

E eu sempre saio daqui com um grande sorriso...
Moça, poetisa dos meus olhos...Bom demais ler-te, ver seu domínio com as palavras crescer a cada novo post e tu ser tornar sempre melhor.
Obrigado por alimentar nossos sonhos...

Beijo no coração e Feliz natal pra tu, cheio de paz, amor e poesia =]

:************

José Pires F. disse...

Que o verdadeiro espírito de Natal, nesta época de partilha de coisas boas, prevaleça com infatigável desejo na nossa amizade e, num golpe de gesto redondo repleto de magia, deixo-te um cabaz de aromas, esperança, felicidade e um voto para que sempre o amor te inunde com a sua companhia.

Boas Festas!

PiresF

Nandita disse...

Feliz Natal para ti, menina bonita... Num ano tão cheio como foi este (acredito eu), aquele ano das escolhas, das provas duras, da espera, do aperto na barriga e da enorme felicidade de começar novas etapas :)
Beijo, deixa a alma repousar um bocadinho... tem de descansar, como a massa dos sonhos ;) para depois crescer


...bah, culinaria natalicia looool

...fui

rafaela disse...

E cada vez que aqui passas, amigo Bill, o mundo não me parece mais do que uma borboleta amigável, de asa ferida, prestes a apagar os olhinhos frágeis das flores que tão bem seduz...

Não estou a sentir que evoluo, e sinto-me muito mal por isso. Estagnei e, oh, bolas!, detesto estagnar e sentir-me uma rã num charco sujo...

Espero que tenhas tido um Natal muito Feliz, esse é o desejo para todos quanto admiro, amo e protejo...
Um beijo...

rafaela disse...

Obrigada, caro Pires

estes gestos de magia encantam-me como as palavras. Espera! Já sinto os aromas a encharcar-me o cérebro... Que falta me faz descobrir o que perdi por aí algures, mesmo antes do Natal.

Com esperança de que o Natal tenha sido, mesmo, uma festa da família, da amizade e do amor te agradeço a presença tão querida por aqui...

um beijo

rafaela disse...

Já não lembrava, amiga Nandita, que cor tinham os teus olhos... mas já sei ;)

Sim, foi um ano recheado, não sei ainda se bom ou mau, a seu tempo saberei, mas foi recheado sim, sem dúvida... E sim, vou deixar a alma repousar em colchas de lã, em jeito de poesia terna, assim que tenha um tempinho só meu...

Quanto aos doces de Natal... já comi doces para mais um ano de incontáveis correrias acima e abaixo antes que chegue o Verão e a hora do calor... ;)

beijinhos,
vai... e diverte-te...

Nandita disse...

os meus olhos sao ca chamados a proposito de quê, hein? ;)

rafaela disse...

Não ligues, Nandita... Ando a ouvir demasiadas músicas lamechas, de homens com demasiadas hormonas masculinas a saltitar, muita lábia para a corte e muito pouco por onde a gastar... Tenho de reformular urgentemente a minha playlist, ou este caso pode ter consequências gravíssimas!

Os teus olhos não têm nada de mal. São lindos! E eu tou com saudades deles, minha menina... Nem nesta época de pseudo-férias temos todos tempo para um encontro, nem que seja rápido?

beijitos

Nandita disse...

(acho que te andam a dar musica eh eh eh ;) )
eu tb tenho saudades vossas (repara que uso o termo geral, porque tenho mesmo saudades de todos), e so dizer qualquer coisa que apareço... nem que seja na ressaca de ano novo :)

Beijo

mac disse...

Espero que as festas te tenham corrido bem e que tenhas entrado em 2007 com o pé direito.
Em 2006, foi um achado ter encontrado o teu blog. É bom vir cá...

Mago disse...

Promete que segues em frente seja qual for o caminho, a vida esta e a outra que além desta aqui existe ou será que não? Prometes seguir em fente, olhar pra trás somente se te chamares, seguindo as luzes das ebtrelas, esferas, espera que surja novamente a vida que te impera. UM grande abraço do Mago e amei de paixão seu escrito.

rafaela disse...

Sim... A ressaca já passou e nada ainda... :DDD

Não te preocupes! Sei eu mais dar música do que quem me tenta invadir os sentidos, ou sentimentos, vá...

Beijos, menina dos caracóis ***

rafaela disse...

Bom ano, Mac. Também é bom ter-te aqui de cada vez que dou notícias, o que se vem tornando cada vez mais raro... :(

Obrigada pela amizade que demonstras... fez-me sorrir...

beijinhos, e muita sorte para este novo ano!!

rafaela disse...

Olá Mago, bem-vindo ao meu mundinho de contos de fadas e princesas élficas :)

Prometo! E prometo também cuidar bem dela, da minha alma, fazê-la crescer em direcção ao sol, fazê-la brilhar quando achar que está escuro e acarinhá-la de cada vez que ela se ferir...

Um abraço,
obrigada pelas palavras...

Luís Filipe C.T.Coutinho disse...

a alma é feita de retalhos cosidos a fino fio da memória e de um sorriso triste...

beijos

Clarissa disse...

Às vezes a vontade de escrever não é muita... o tempo escasseia e há tanto que fazer...mas depois surge a necessidade de escrever...
Volta a escrever para nós...
Beijo doce

rafaela disse...

A alma também é beijada por quem nos segura a mão quando recebemos uma má noticia, também é remendada por quem nos ama, por quem nos dá um ombro sem fazer perguntas, também é criada por quem nos abre a porta de casa e nos recebe, mesmo que esteja ocupado...

Beijos, contador de histórias e de mimos...

rafaela disse...

Clarissa... saudades...

Às vezes a vontade esgota-se, escorre pelos canos, vai parar a qualquer lado, e ficamos vazios, com pena de nós mesmos e a culparmo-nos por sermos assim.

Eu estou assim. Estou sem força, Clarissa, estou desanimada, sem coragem, sem o que sentia quando de manhã me levantava, punha no rosto, mostrava a toda a gente e tirava antes de me deitar no escuro...

Beijos, doce Clarissa,
espero conseguir superar isto em breve...